quarta-feira, 27 de julho de 2011

Escravidão Moderna Pt.10: As Palavras

"Alguém acredita que domina as palavras,
mas são as palavras que o dominam".
Alain Rey


O controle das consciências é o resultado da utilização viciada da linguagem pela classe econômica e socialmente dominante. Sendo o dono de todos os meios de comunicação, o poder difunde a ideologia mercantil através da definição fixa, parcial e emanada que atribui às palavras. As palavras são apresentadas como se fossem neutras e sua definição como evidente. controladas pelo poder, designam sempre uma coisa muito diferente da vida real. É ante toda uma linguagem da resignação e da impotência, a linguagem da aceitação passiva das coisas tal como são, e tal como devem permanecer. As palavras atuam por conta da organização dominante da vida e fato do mesmo utilizar a linguagem do poder, nos condena a impotência.

A linguagem é o ponto essencial da luta pela emancipação humana não é uma forma de dominação que se junta a outra, mas sim, que é o próprio centro do projeto de submissão do sistema totalitário mercantil.

É através da reapropriação da linguagem, e portanto, da comunicação real entre as pessoas, que surge de novo a possibilidade de uma mudança radical. É nesse sentido que o projeto revolucionário converge com o projeto poético. A efervescência popular, a palavra falada é reaprendida e reinventada por grandes grupos. A espontaneidade criativa se encontra em cada um e nos une a todos.

Leia também: 1ª Parte - O Inicio
Parte 9 - Imagem Hipnotica

Nenhum comentário:

Postar um comentário