segunda-feira, 25 de julho de 2011

Escravidão Moderna Pt.9: Imagem hipnótica

"Mas, saiba, oh rei, que não adoraremos seus deuses, nem nos ajoelharemos frente a imagem do ouro"
Daniel (Antigo Testamento)









Frente à devastação do mundo real, é necessário para o sistema colonizar a consciência dos escravos. É por isso que o sistema dominante decidiu se focar na dissuasão que desde a idade mais nova, cumpre o papel preponderante na formação dos escravos. Eles devem esquecer sua condição servil, sua pressão e sua vida miserável.

Basta conter essa multidão hipnótica conectadas as telas que acompanham sua vida cotidiana. Eles disfarçam sua insatisfação permanente com o reflexo manipulado de uma vida sonhada, cheia de dinheiro, de glória e de aventura. Mas seus sonhos são tão lamentáveis como sua vida miserável.

Há imagens para tudo e para todos. Essas imagens levam em si a mensagem ideológica da sociedade moderna e servem de instrumento de unificação e de propaganda. Multiplicam-se à medida que o homem é tirado de seu mundo e de sua vida.

OBEDEÇA - MANTENHA-SE DORMINDO - OBEDEÇA COMPRE NÃO QUESTIONE A AUTORIDADE ASSISTA A TV NADA DE IMAGINAÇÃO ESSE É SEU DEUS

É o menino o primeiro branco dessas imagens. Tem-se que transformá-los em estúpidos e extirpá-los de toda forma de reflexão e de crítica. Todo isso se faz, claramente, com uma desconcertante cumplicidade de seus pais, que desistiram frente ao impacto dos meios modernos de comunicação. Eles mesmos compram todas as mercadorias necessárias para a escravização de seu descendente. Desentendem-se quanto à educação de seus filhos, e as deixam para o sistema de embrutecimento e da mediocridade.

Há imagens para todas as idades e para todas as classes sociais. Os escravos modernos confundem essas imagens com a cultura e, às vezes, com a arte. Recorre-se constantemente aos instintos mais baixos para vender qualquer mercadoria.

E é a mulher duplamente escrava, na presente sociedade, a que paga o preço mais alto. Ela é apresentada como simples objeto de consumo. A rebelião também foi reduzida a uma imagem
desprovida de seu potencial subversivo, a imagem segue sendo a forma de
comunicação mais direta e mais eficaz. Constrói modelos, embrutece as massas, Mente, cria frustrações e infunde a ideologia mercantil. Trata-se, pois, uma vez mais e como sempre do mesmo objetivo: vender, modelos de vida ou produtos, comportamentos ou mercadorias.

Vender não importa o que. Mas vender. Esses pobres homens divertem-se, mas essa diversão serve apenas para distrair do autêntico mal que os domina. Deixaram que fizessem de sua vida
qualquer coisa e fingem sentir-se orgulhosos de eles. Tentam luzir satisfeitos, mas ninguém acredita. E frente ao frio reflexo do espelho, conseguem enganar-se. Perdem seu tempo diante de uns imbecis que os fazem rir ou cantar. Sonhar ou chorar.

Através do esporte midiático, representa-se o êxito e o fracasso, o esforço e as vitórias que o escravo moderno deixou de viver na própria pele. Sua insatisfação o incita a viver por encargo, face ao aparelho de televisão. Enquanto os imperadores da Roma Antiga compravam a submissão do povo com pão e circo, atualmente é com diversões e um consumo cego com que se compra o silêncio dos escravos.


Leia também: 1ª Parte - O Inicio
Parte 8 - Submissão: Opressão

2 comentários:

  1. Vou comentar aqui, pq eu comento no face q aqui nao aparece q eu li!!!! hauahuahuhauha.. Mto bom Ninoooo... to adorandooooooooo ler suas postagens... PARABÉNS!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Luh! Isso ai é um Doc, que estou dividindo ele, logo mais vai ter sobre outras coisas

    ResponderExcluir